Fatos Históricos Maçônicos - Novembro

Pesquisa do Correspondente de Bagé Ir Rogério Vaz
_______________________________________________________________________________________________________


Dia 8
1763 - Nascimento de José Bonifácio, maçom, o patriarca da independência.
1799 - Nascimento de Evaristo Pereira da Veiga e Barros, maçom, autor da letra do Hino da Independência do Brasil.
1959 - Faleceu repentinamente Frank Shermann Land, fundador da Ordem DeMolay.

Dia 9
1740 – Fundada a Loja “Aux Trois Globes” (Os Três Globos), cédula-mater da futura GL Nacional-Mãe dos Estados Prussianos.
1846 – Divulgada a “Qui Pluribus” (sobre fé e religião), do Papa Pio IX, alertando sobre os perigos das ideias marxistas e condenando as “Seitas Secretas”, inferindo ser a Maçonaria e os Carbonários, pois não explicita no texto da bula papal.
1965 - Iniciação de José Castellani, médico oftalmologista, escritor, jornalista e historiador. Autor de uma extensa obra de livros maçônicos.

Dia 10
1889 – Realizada uma reunião na casa do Irmão Maçom Benjamin Constant, comparecendo os Maçons Francisco Glicério e Campos Salles, que decidiram pela queda do Império. Benjamin Constant foi incumbido de persuadir o Marechal Deodoro da Fonseca, pois era Monarquista e amigo pessoal de D. Pedro II.
1932 – Fundada a Loja Simbólica Sigilo nº 14, oriente de Bagé-RS, tendo com o primeiro venerável Athalicio Pithan, que presidiu a reunião.
1937 – Implantação do “Estado Novo” por Getúlio Vargas, claramente inspirado no Fascismo. Em decorrência do novo regime, foi recomendado que a maçonaria brasileira fechasse suas lojas maçônicas, fato que ocorreu no dia 25 de novembro do mesmo ano.

Dia 11
1775 - Iniciado James Monroe, quinto presidente americano, na Williamsburg Lodge nº 6, na Virgínia.
1930 – Fundada a Grande Loja Maçônica da Bolívia.
2002 - Falece o maçom Francisco de Assis Carvalho, fundador da Revista “A TROLHA”, Londrina-PR. Escritor e editor maçônico brasileiro.

Dia 12
1822 – Fuga do Irmão Gonçalves Ledo para Buenos Aires disfarçado de frade, é auxiliado pelo Irmão Lourenço Estin, cônsul sueco. Neste mesmo dia é preso o Cônego Januário da Cunha Barbosa, redator do Revérbero Fluminense.
1832 – Fundação do Supremo Conselho no Brasil do REAA, por uma Carta Patente expedida em 1829 pelo Supremo Conselho dos Países Baixos, atual Bélgica. Tendo à frente Francisco Gomes Brandão (Francisco Gê Acaiaba de Montezuma - Visconde de Jequitinhonha)
1983 – Fundação da Grande Loja do Gabão, na África.

Dia 13
1841 – Iniciação maçônica de David Canabarro, Líder da Revolução Farroupilha, na cidade de Alegrete – RS.
1948 – Fundação da Grande Loja Maçônica do Piauí.
1991 - É fundada a Associação da Imprensa Maçônica Brasileira – ABIM, dia nacional da imprensa maçônica.
2010 - Fundação da Academia Piauiense de Mestres Maçons – APMM, em Teresina.

Dia 14
1778 – Nasce Johann Nepomuk Hummel, maçom, compositor e pianista austríaco. Em seu testamento deixou uma parcela considerável de seu famoso jardim em Weimar a sua loja maçônica Anna Amalia zu den Drei Rosen. (Goethe também foi um membro desta influente loja).
1821 - Porto Alegre – RS é elevada à categoria de cidade por D. Pedro I.
1906 – O Irmão Theodore Roosevelt visita o Panamá e passa a ser o primeiro presidente norte-americano a visitar um país estrangeiro.

Dia 15
1775 - Publicação em Londres, do 1º Calendário Maçônico.
1815 - Foi instalada a Loja Comércio e Artes, no Rio de Janeiro, no Rito Adonhiramita.
1889 – Data da Proclamação da República, com atuação de Maçons em seu planejamento e no seu primeiro governo.
1843 – Fundada a Loja Libertè Chère (Querida Liberdade), no campo de concentração nazista 6 Hut Emslandlager VII, localizado na cidade de Esterwegen, Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. O nome da Loja foi inspirado na letra do hino francês La Marseillaise.

Dia 16
1822 - Dom Pedro I, maçom, fecha a Assembleia Constituinte.
1823 - Partem exilados para a França, José Bonifácio, seus irmãos e partidários, desterrados até o fim do reinado de D.Pedro I.
1873 – Fundada a Loja "Fraternidade e Honra", Pelotas – RS, trabalhou pela abolição da escravatura. Em visita à cidade, o Ir Joaquim Saldanha Marinho, Grão-Mestre da Maçonaria brasileira, deu liberdade em sessão festiva e com assistência do público, a duas meninas escravas.

Dia 17
1844 – Fundada a Grande Loja de Michigan, EUA.
1990 – Reerguida as colunas da Grande Loja da Tchecoslováquia, destruída por Hitler em 1939 e depois pelos comunistas em 1948.

Dia 18
1838 - Foi fundada a Grande Loja Oriental da Colômbia.
1867 - O projeto abolicionista é aprovado pela Loja Perseverança, de Paranaguá-PR.
1882 - Extingue-se o Grande Oriente Unido, de Saldanha Marinho, para unir-se ao Grande Oriente do Brasil.
1891 - Deodoro da Fonseca renuncia ao mandato de Grão-Mestre do GOB.

Dia 19
1874 – A Washington Lodge, do Oriente de Santa Barbara D’Oeste-SP, recebe sua carta constitutiva definitiva do Grande Oriente Unido do Brasil, praticando o Rito York Americano e na língua inglesa. É considerada a primeira Loja Maçônica do Brasil a praticar este rito.
1976 – O maçom italiano Hugo Pratt é considerado o principal autor de quadrinhos italianos e um dos mais importantes do mundo, manteve sua condição de maçom em sigilo, mas suas obras apresentam muitas referências maçônicas. Nesta data, Hugo Pratt devolveu uma Espada Flamígera que pertencia a loja Hermes de Veneza, saqueada pelas milícias de Mussolini, em 1924, integrada por seu pai Rolando Pratt, militar de carreira.
1977 – É publicado o Decreto nº 84, do Grande Oriente do Brasil, estabelecendo normas e procedimentos quanto ao Culto ao Pavilhão Nacional, assina o decreto o Irmão FRANCISCO MURILO PINTO, Grão Mestre Geral do GOB.

Dia 20
1805 – Estreia da ópera Fidelio, a única obra teatral do maçom Ludwig van Beethoven, que a compôs no ápice da sua maturidade artística. A primeira versão, apresentada no Theater an der Wien (Viena), não teve recepção favorável do público e Beethoven foi obrigado a suspender as apresentações.
1913 - É iniciado aos 21 anos de idade, Oliver Hardy, ator cômico norte-americano da famosa dupla do cinema “O Gordo e O Magro”, na Loja Salomão nº 20, Jacksonville, Florida. Era assíduo frequentador.
1929 - Fundada a Grande Loja da Bolívia.

Dia 21
1976 – O maçom italiano Hugo Pratt é considerado o principal autor de quadrinhos italianos e um dos mais importantes do mundo, manteve sua condição de maçom em sigilo, mas suas obras apresentam muitas referências maçônicas. Nesta data, Hugo Pratt devolveu uma Espada Flamígera que pertencia a loja Hermes de Veneza, saqueada pelas milícias de Mussolini, em 1924, integrada por seu pai Rolando Pratt, militar de carreira.
1977 – Publicado o Decreto nº 84, do Grande Oriente do Brasil, estabelecendo normas e procedimentos quanto ao Culto ao Pavilhão Nacional, assina o decreto o Irmão FRANCISCO MURILO PINTO, Grão Mestre Geral do GOB.
2004 – Faleceu do médico, historiador e escritor maçom José Castellani.

Dia 22
1900 – Morre Sir Arthur Seymour Sullivan – Compositor e músico da cidade de Londres. Célebre por suas óperas e operetas, escritas em parceria com William Shwenck Gilbert. Com ele, formou a famosa dupla “Gilbert & Sullivan”. Foi organista da Grande Loja Unida da Inglaterra.

Dia 23
1783 – Manoel Arruda Câmara, fundador do Areópago do Itambé, entra para a Ordem dos Carmelitas Calçados no Convento de Goiana-PE.
1831 - Reerguido o Grande Oriente do Brasil sob seu nome atual, para diferençá-lo do Grande Oriente Brasileiro (do Passeio).

Dia 24
1754 – Fundação do Capítulo de Clermont, pelo Cavaleiro Christophe de Bonneville, berço do Rito de Perfeição que mais tarde daria origem ao Rito Escocês Antigo e Aceito.
1961 – Fundação da Grande Loja da Índia.

Dia 25
1778 - Iniciado o Grande Convento das Gálias, liderado por Jean-Baptiste Willermoz, que rompe com a ideia da filiação templária.
1937 - O general Newton Cavalcanti aconselha Vargas, na implantação do estado novo, a fechar as Lojas Maçônicas. Muitas adormecem, só retornado anos depois.

Dia 26
1837 - O Grande Oriente do Brasil cria o Grande Colégio dos Ritos para abrigar os três Ritos então trabalhados: o Moderno, o Escocês e o Adonhiramita, que estava sendo reativado.
1983 - O último documento oficial de referência sobre a maçonaria, assinado pelo então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal Joseph Ratzinger, depois Papa Bento XVI. O texto afirma que permanece imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçônicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja e por isso permanece proibida a inscrição nelas. Os fiéis que pertencem às associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão.

Dia 27
1725 - A Primeira Grande Loja resolve que "o Mestre de cada Loja, com o consentimento dos Vigilantes e da maioria dos Mestres, pode fazer Mestres a seu critério."
1907 - Fundada a Grande Loja da Nicarágua.
1917 - Fundada a Grande Loja Simbólica da Bulgária e fechada pouco antes da 2ª Guerra Mundial.

Dia 28
1867 - O GOB decreta o uso do selo nos documentos Maçônicos e cria o Cadastro Geral da Ordem.
1884 - É fundada e expedida a Carta Constitutiva da Quatuor Coronati nº 2076, em Londres, a primeira e mais importante Loja de Pesquisas Maçônicas.

Dia 29
1940 - As forças alemãs de ocupação proíbem na Noruega a maçonaria e determina o fechamento de todas as Lojas Maçônicas.
1992 - Fundação do Supremo Conselho da África do Sul, Estado Federativo que ocupa a extremidade meridional da África, formado pelas antigas Colônias inglesas do Cabo, Natal, Orange e Transval.

Dia 30
1667 - Nascimento, em Dublin, Irlanda, do maçom Jonathan Swift, escritor inglês, autor de “As Viagens de Gulliver”. Faleceu em 19 de outubro de 1745, em Dublin, Irlanda.
1735 - Um decreto do Magistrado de Amsterdam proíbe a Maçonaria, passando a ser perseguidas as Lojas na Holanda e na Frísia Ocidental, embora nada fosse encontrado que pudesse desabonar nem a Ordem nem os Maçons.
1736 - Fundada a Grande Loja da Escócia.