Fatos Históricos Maçônicos - Janeiro

Pesquisa do Correspondente de Bagé Ir Rogério Vaz
_______________________________________________________________________________________________________
Seja bem vindo a Janeiro!

*Jano, o Deus das Duas Faces - O Início e o Fim.*

A pouco encerramos um ano, um período recheado de aprendizados, alegrias, tristezas, de ganhos e perdas. A sensação de finalizar algo é tão importante quanto começar, e com ele todos os desafios. Chegou o novo ano, onde depositaremos esperanças, sonhos e realizações; a mitologia romana possuía e venerava o Deus Jano (do latim Janus ou Ianus), o Deus das Duas Faces, era o porteiro celestial, simbolizando os términos e os começos, o passado e o futuro, o dualismo relativo de todas as coisas.

Graças a ele ganhamos o janeiro, que marca o inicio de um novo ano e a transição do passado para o futuro. A propósito, janeiro só passou a ser o primeiro mês quando o Imperador Júlio Cesar (100-44 a.C.) introduziu, em 46 a.C., o ano de 365 dias, antes era de somente 304 dias e dividido em dez meses – a contagem começava em março e terminava em dezembro.

O Templo em honra a Jano permanecia com as portas principais abertas em tempos de guerra e eram fechadas em tempos de paz. Ele presidia tudo o que se abre, era o deus tutelar de todos os começos; regia o que regressa ou que se fechava. Tornou-se, então, patrono dos exércitos.

Costumava ser o primeiro deus a ser mencionado nas cerimônias religiosas. Era adorado no início da época de colheita, plantio, casamento, nascimento, e outros tipos de origens, especialmente os começos de acontecimentos importantes na vida de uma pessoa.

Originalmente, uma face possuía barba e a outra não, e, às vezes, era masculino e feminino - provavelmente uma representação do sol e da lua (Janus e Jana). No entanto, é mais fácil encontrar duas faces com barba. Existem em alguns locais, representações suas com quatro faces.

A dualidade de Jano se apresentava quando uma das faces falava a verdade enquanto a outra mentia, confundindo assim a pessoa na hora de fazer uma escolha importante que poderia trazer grandes conseqüências, demonstrando claramente o seu papel como Deus das indecisões, pois representava assim aquele que acalenta e guia, protege e ama ao mesmo tempo que é aquele que engana, que trai, que odeia e que trapaceia. Algumas tradições acreditavam que Janus também encarnava o caos, tanto exterior como interior.

A dualidade sempre esteve presente no ser humano, desde o momento em que ele começou a pensar, desenvolvendo a capacidade de discernir. Os opostos têm-lhe constituído desafios para a consciência, que deve eleger o que lhe é melhor, em detrimento daquilo que lhe é pernicioso, perturbador, gerador de conflitos.

É também representado com uma chave em uma das mãos, e na outra uma vara para mostrar que é o guardião das portas e que preside os caminhos. É provável que o cristianismo utilizou a figura de Jano para apresentar São Pedro, como o Porteiro do Céu, e carregando uma chave. Outra curiosidade a respeito deste Deus Romano, eram que as suas estátuas apontavam muitas vezes com a mão direita o número trezentos, e com a esquerda o sessenta e cinco, representando o total de dias do ano.

A ele se atribui a invenção dos navios e possivelmente o dinheiro, em moedas, pois as primeiras foram cunhadas com a cabeça de duas faces.

Janus, portanto, é aquele se apresenta para nos mostrar que questões como bem/mal, dia/noite, fé/descrença ou qualquer coisa que seja dual na realidade são separadas apenas pelos humanos, pois a divindade é em si mesma detentora de todos os mistérios e encerra em si mesma o conceito do Um, do Todo. Janus nos permite observar os ciclos que já passaram e visualizar o que o futuro nos reserva em virtude das escolhas que já fizemos e fazemos no presente. Ele traz consigo o poder da transição de um estado para outro e traz sempre movimento a existência.

Encerramos este pequeno artigo rogando ao Deus Jano que o ano que inicia seja repleto de harmonia, paz e fraternidade. Que a tolerância e a ética sejam constantes nas decisões dos nossos dirigentes.

Breves Fatos Históricos Maçônicos no Brasil e no Mundo
Janeiro

Dia 1º
1735 – Nascimento do maçom Paul Revere, personagem importante na independência dos Estados Unidos e depois Grão Mestre da Grande Loja de Massachussets.
1920 – Fundada a Grande Loja Nacional da Colômbia, em Cartagena.
1927 – Lançado o primeiro exemplar da revista ASTRÉA, órgão oficial do Supremo Conselho do Grau 33 do REAA da Maçonaria para a República Federativa do Brasil (Conhecido como SC de Mário Behring).

Dia 2
1901 – Theodore Roosevelt, 26º Presidente dos Estados Unidos, é iniciado aos 43 anos na Matinecock Lodge Nr 806, em Oyster Bay, Nova York.   É dele a Ordem Executiva mudando o nome de "Mansão Executiva" (Executive Mansion) para "Casa Branca" (White House).

Dia 3
1661 – Ingresso na Royal Society do maçom Elias Ashmole, considerado o primeiro maçom inglês a registrar a sua iniciação, ocorrida na Loja Warrington em 16 de outubro de 1646.
1859 - Albert Pike é eleito Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho Jurisdição Sul, EUA. Trabalhou na reforma e sistematização dos Altos Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito.
1972 – O Palácio do Lavradio, primeira Sede do Grande Oriente do Brasil, é Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Rio de Janeiro.

Dia 4
1789 - O Grande Oriente de França apela às suas Lojas Maçônicas para os deveres do cidadão com a Pátria e dos Maçons com toda a Humanidade.

Dia 5
1793 - O Grão Mestre do Grande Oriente da França, Duque de Chartres, futuro Duque de Orleans e mais tarde Philippe-Egalitè, renúncia ao cargo Grão Mestre.
1809 – Fundada a Grande Loja Maçônica do Chile.
1954 - Um decreto do Santo Ofício inclui no índice de livros proibidos, um trabalho sobre a chamada Maçonaria Joaninha. O decreto termina com uma nota observando que a determinação seria um alerta efetivo para os católicos para não se enganar por aqueles que tentam persuadir uma suposta mudança de atitude da Maçonaria em relação à Igreja Católica (Fonte: Pe Valerio Alberton "Freemasonry e Igreja Católica)

Dia 6
1706 - Nasce o maçom Benjamin Franklin, um dos pais da Independência dos Estados Unidos.
1808 – Fundação da Grande Loja Maçônica de Ohio, EUA.
1822 - Nasce o maçom alemão Heinrich Schliemann, pai da arqueologia e descobridor de Troia.

Dia 7
1875 - O Papa Pio IX, aprova e abençoa a associação antimaçônica “Association Repatrice envers de Très Sainte Trinité”, fundada em Paris em 1873
1941 - Constituído o “Comité d’Action Maçonnique” nos territórios franceses ocupados pelos nazistas, onde mais de 200 Lodges trabalhavam clandestinamente.
1978 – Fundada a Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso.

Dia 8
1844 – Fundada a Grande Loja de Iowa dos Maçons Livres e Aceitos.
1847 - Joseph Proudhom, político e filósofo francês, é iniciado na Sincérité Lodge, Parfait Union e Constante Amitié Réunies, no leste de Besancon.
1928 - Fundada a Grande Loja Maçônica do Rio Grande do Sul.

Dia 9
1822 – Devido ao manifesto elaborado pelo maçom e frei Francisco Sampaio e articulado pelo maçom Gonçalves Ledo e Clemente Pereira, o Príncipe D. Pedro I decide ficar no Brasil (Dia do Fico)
1862 - Achille Charles Louis Napoléon Murat, Príncipe de Nápoles (1803-1878), primo materno de Napoleão III, é eleito novamente Grão Mestre do Grande Oriente de França.
1928 – Fundado o Grande Oriente Espanhol.

Dia 10
1904 – Nasce o compositor, poeta e maçom Lamartine Babo na cidade do Rio de Janeiro. Foi membro da Loja Estrela do Rio nº 123, do GOB. (Curiosidade esta Loja teve como um do seus fundadores o Duque de Caxias).
1754 – Iniciado na Loja “The Three Turns”, em Portsmouth, Thomas Dunckerley, filho ilegítimo do Rei George II. Considerado um dos grandes incentivadores e promotores da Maçonaria Inglesa.
1925 – O governo italiano emite decreto proibindo todos funcionários públicos pertencer a Maçonaria.

Dia 11
1862 - Para acabar com vários distúrbios e a oposição entre o Príncipe Murat e o Príncipe Jerônimo Napoleão, Napoleão III nomeia o Marechal Magnan (profano), como Grand Maítre de l'Ordre Maçonnique en France (Grão Mestre da Ordem Maçônica na França).
1876 – Nasce o maçom Manoel Arão de Oliveira Campos, em Afogados da Ingazeira-PE, jornalista, escritor, poeta, orador e romancista. Foi iniciado na Maçonaria em 1904, atingiu todos os graus filosóficos, chegando ao grau 33, fazendo parte de um grupo de maçons de escol, entre os quais destaca-se Mário de Castro e Nilo Câmara. É o patrono da cadeira n° 13 da Academia Maçônica de Letras de Olinda.

Dia 12
1729 - Nasce o maçom Edmund Burke, político e escritor britânico, destacou-se pelo idealismo e pela veemência na defesa dos oprimidos. Pertencia à Jerusalem Lodge nº44.
1838 - União da Grande Loja Nacional com o Grande  Oriente Venezuelano, formando  o  Grande Oriente  Nacional  da Venezuela.
1886 – Consagração da Loja Quatuor Coronati nº 2076, a primeira Loja de Pesquisas do Mundo, Londres. Foi fundada em 28 de novembro de 1884, o atraso foi causado por Sir Charles Warren, o VM designado, por ter sido enviado em uma missão diplomática e militar para Bechuanaland (atual Botswana). Seu retorno foi adiado até o final de 1885.

Dia 13
1815 - Em Verona, Itália, as sociedades secretas são proibidas, de acordo com as leis promulgadas na Áustria.
1818 - Fundada a Grande Loja de Indiana de Maçons Livre e Aceitos, EUA.
1825 – Execução do Frei Caneca. Condenado à forca, os carrascos escolhidos se recusaram a enforcar o religioso. A solução foi alterar a sentença. Um pelotão foi formado e sem formalidades, Frei Caneca foi fuzilado e seu corpo foi colocado em um caixão e deixado na porta do Convento dos Carmelitas.
1827 – Realizada a primeira Convenção do Partido Antimaçônico, em Sêneca, Nova York, EUA.
1923 - Benito Mussolini declara a incompatibilidade entre maçonaria e fascismo.
1927 - Gustav V, Rei da Suécia, comemora seus 50 anos como Maçom.

Dia 14
1739 - O Cardeal Ferro, por ordem papal, emite um edito violento intimidando os maçons com a possibilidade da pena de morte, confisco de seus bens e excomunhão.
1740 – Iniciação de Lawrence Dermontt na Dublin Lodge Nr 26 em Dublin, Irlanda. Uma vida dedicada à Maçonaria dos Antigos e a severas críticas aos Modernos, sua obra, Ahiman Rezon, o Livro de Constituições da Grande Loja dos Antigos, foi rapidamente copiada pela Grande Loja da Irlanda que, até então, se baseava na Constituição de Anderson. Dermott era conhecido por ser extremamente rígido, disciplinado, um administrador habilidoso, e um escritor sarcástico quando se tratava dos Modernos.
1992 – Retorno da Maçonaria à Rússia com a criação da loja "Harmonia", em Paris, com maçons da loja "Astrea" nº 100 da GLNF.

Dia 15
1847 - Benito Juarez, futuro presidente do México, é iniciado no Independence Lodge Nr 2, Cidade do México.
1851 - O general Lew Wallace, dos EUA, autor do romance Ben Hur, governador do estado do Novo México, violinista e palestrante, é elevado ao grau de Mestre Maçom.
1933 - Fundação da Grande Loja da Baixa Califórnia, no México.
1959 - Fundação da Grande Loja de Taiwan, China.

Dia 16
1822 - Dom Pedro I nomeou o Ir.'. José Bonifácio de Andrada e Silva Ministro dos Negócios do Interior, da Justiça e dos Estrangeiros.
1838 – Reintroduzido no Brasil o Rito Adonhiramita, com a instalação da Loja Sabedoria e Beneficência, Niterói – RJ.
1801 - Francisco II da Áustria, proíbe com rigorosas leis a Maçonaria.

Dia 17
1706 – Nasce Benjamin Franklin em Boston. Ele foi Venerável Mestre da Loja "Nove irmãs". Atuou como jornalista, editor, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata e inventor.
1723 – As "Constituições de Anderson" são apresentadas pela primeira vez e o termo "Landmark" é usado pela primeira vez pela Grande Loja Unida da Inglaterra.
1883 - Fusão do Grande Oriente Unido do Brasil com o Grande Oriente do Brasil.

Dia 18
1706 – Nasce Charles-Louis de Secondat, Barão de Montesquieu, no castelo de La Brede na região de Graves na periferia sudeste de Bordeaux. É iniciado na Inglaterra e na França frequentava a Loja Le Louis d’Argent, onde reunia a elite da maçonaria europeia.
1888 – Nasce em Porto Alegre o militar e maçom Dilermando Cândido de Assis, ficou famoso pela morte do escritor Euclides da Cunha.
1891 - Faleceu o maçom e General Benjamin Constant Botelho de Magalhães, em Jurujuba, Niterói, vítima de várias complicações decorrentes da malária.

Dia 19
1813 - Os tribunais de Cádiz publicam uma carta real proibindo a maçonaria na Espanha e seus domínios.
1887 - O Irmão Robert McCoy e seus filhos implantaram em Nova York uma editora de livros maçônicos, hoje reconhecido como uma dos maiores do mundo.

Dia 20
1857 – Fundação do Grande Conselho dos Maçons do Real Arco do Canadá.

Dia 21
1741 – Fundação da Grande Loja da Baviera em Bayreuth, na Alemanha.
1794 – Guilhotinado 0 padre e maçom Jean-Marie Gallot, durante o período conhecido como Terror da Revolução Francesa. Foi beatificado em 1955.
1845 – Iniciado na Loja "La Clementine Amitié", em Paris, Manoel Makoukouik, índio brasileiro, que foi levado pelo Conde de Castelnau, chefe de uma expedição científica francesa ao Brasil em 1843.

Dia 22
1561 – Nasce Francis Bacon, maçom, político, ensaísta e filósofo inglês cuja obra "Novum Organum" foi uma das principais influências na criação da Royal Society. É considerado como o fundador da ciência moderna.
1729 - Nasce Gotthold Ephraim Lessing, maçom, poeta, dramaturgo, filósofo e crítico de arte alemão, considerado um dos maiores representantes do Iluminismo.
1783 - Nasce Henri-Marie Beyle, mais conhecido como Stendhal, escritor e crítico francês, foi membro da Loja "Sainte Caroline".
1883 - Oscar Wilde é expulso da Loja "Apollo University", Londres, por ser homossexual.

Dia 23
1712 - Nasce John Hancock, maçom americano, primeiro signatário da Declaração de Independência dos Estados Unid0s.
1918 - Fundada a Grande Loja Nacional da Colômbia, Barranquilla.
1924 – Lojas maçônicas italianas são atacadas por fascistas, cumprindo ordens de Benito Mussolini.

Dia 24
1817 - James Buchanan, 15º presidente dos Estados Unidos, é exaltado Mestre na Loja Número 43, em Lancaster, Pensilvânia.
1965 – Falece Winston Churchill, maçom e estadista inglês, em Londres aos 90 anos de idade.
1982 - O Parlamento italiano dissolve o Loja P2 - "Propaganda Due".
1993 – Após a queda da ditadura comunista romena, a Grande Loja da Romênia é reconstituída, sob os auspícios do Grande Oriente da Itália e da Grande Loja da Califórnia.

Dia 25
1627 - Nasce Robert Boyle, maçom, filósofo naturalista, químico, físico e inventor anglo-irlandês, pioneiro do método científico experimental moderno. Daí são as primeiras referências à "escola invisível", precursora da Royal Society, da qual foi fundador.
1738 – Pastor e maçom James Anderson apresenta sua revisão do Livro de Constituições em que o primeiro artigo é modificado e inclui uma Lista dos primeiros Grão-mestres.
1836 – Fundado o Supremo Conselho do Haiti.

Dia 26
1818 – Fundada a "Loja da Perseverança", uma das três Oficinas de Instrução criadas para ensinar o novo ritual, após a união de 1813 dos antigos e os modernos.
1866 - Fundada a Grande Loja de Montana, nos Estados Unidos.
1884 – Joseph Paul Oswald Wirth, teórico do simbolismo maçônico, é iniciado na Loja "Bienfaisance Châlonnaise", do Grande Oriente de França, em  Chalôns-sur-Maine.

Dia 27
1756 – Nasce Wolfgang Amadeus Mozart, maçom e compositor, em Salzburgo, Áustria.
1808 - Nasce João Caetano dos Santos, em Itaboraí – RJ, patrono do Teatro brasileiro, iniciado no Rio, em 1845, na Loja Dois de Dezembro.
1876 - Nasce Mário Behring, fundador das Grandes Lojas brasileiras, em Ponte Nova – MG

Dia 28
1853 - Nasce o José Julián Martí Pérez, maçom, poeta e estadista, morto em 1895 na luta pela independência de Cuba. Foi iniciado em 1871 no Grande Oriente Lusitano Unido, atual Grande Oriente Lusitano.

Dia 29
1726 – Fundada a Loja Dumbarton Kilwinning nº 18, na Escócia, em atividades até hoje. (http://www.dkl18.org.uk/) 
1730 – Toma posse como Grão Mestre da Grande Loja de Londres, o Duque de Norfolk, sucedendo a Lorde Kingston.
1905 – Falece o jornalista, abolicionista e maçom José do Patrocínio, no Rio de Janeiro.

Dia 30
1830 – Governo polonês decreta o fechamento de todas as Lojas Maçônicas com a acusação de fazer política contrária ao governo.
1881 -  O maçom João Cordeiro, presidente da Sociedade Cearense Libertadora, exige dos membros o juramento de matar ou morrer pela abolição da escravidão.

Dia 31
1859 – D. João Inácio Francisco de Paula de Noronha, 2º Conde de Paraty, toma posse como Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano.
1984 - A Grande Loja de Utah elimina a restrição maçônica contra a religião Mórmon. Hoje, as relações entre as duas instituições melhoraram muito, e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons) aceita sem restrições à entrada de seus membros na Maçonaria.