Fatos Históricos Maçônicos - Dezembro

Pesquisa do Correspondente de Bagé Ir Rogério Vaz
_______________________________________________________________________________________________________

Dia 1º
1736 - Nascimento do maçom John Hancock, primeiro signatário da Declaração de Independência dos Estados Unidos, falam-se que assinou desaforadamente com letras bem grandes, para que “o rei George III pudesse ler sem usar seus óculos”.
1868 - Iniciado na Loja América, São Paulo-SP. Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo. Político, diplomata, historiador, jurista, orador e jornalista brasileiro formado pela Faculdade de Direito do Recife. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
1872 - Carta do padre Eutychio Pereira da Rocha, 33º reafirmando de forma inequívoca sua condição de Maçom, mesmo perseguido pela Igreja.

Dia 2
1725 - A prefeitura de Cork, condado da Irlanda, concede alvará à Sociedade dos Franco-Maçons para uma Grande Loja da Província de Munster.
1819 – O maçom e jornalista Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, Patrono da Imprensa Brasileira, é proclamado Membro Honorário do Supremo Conselho de França.
1964 - É Fundado o Grande Oriente Estadual de Pernambuco, federado ao Grande Oriente do Brasil.

Dia 3
1999 - Criada a Fundação Machado de Assis de Maçons do Real Arco, no Rio de Janeiro.

Dia 4
1836 – Nascimento do maçom Quintino Bocaiuva, jornalista e político brasileiro, em Itaguaí-RJ.

Dia 5
1831 – Data atribuída por alguns autores para o Manifesto do Grande Oriente do Brasil e assinado por José Bonifácio. Para o escritor maçom José Castellani é a “Certidão de Renascimento”. É nesta data a implantação do Rito Escocês Antigo e Aceito no Brasil.
1859 – Fundação da Grande Loja de Cuba.
1952 – Iniciação do Príncipe Philip, Duque de Edinburgh, na Loja Navy nº 2612, em Londres. Foram veneráveis mestres desta loja os reis Eduardo VII e Jorge VI.

Dia 6
1737 – Fundação da Loja Absalom Zu Den 3 Nesseln, que tem funcionado, ininterruptamente exceto no período nazista.
1912 – Criação da Beneficência Maçônica pelo Decreto nº 462, do Grande Oriente do Brasil.

Dia 7
1790 - Iniciado Arthur Wellesley, mais tarde Duque de Wellington, na Loja nº 494.
1848 – Iniciado na maçonaria Oscar II, Rei da Suécia e Noruega.
1899 – Fundação da Grande Loja da Costa Rica.

Dia 8
1726 - Fundada a Grande Loja Provincial de Munster, na Irlanda.
1849 – O Papa Pio IX lança a Encíclica Nostris et Nobiscum contra a maçonaria.
1858 – Fundada a Grande Loja de Washington.
1865 - Nasce Jan Sibelius, maçom e compositor finlandês. Após sua morte deixou os direitos autorais de sua música para a Grande Loja da Finlândia.

Dia 9
1821 – O maçom José Joaquim da Rocha funda o Clube da Resistência, com a finalidade de impedir a partida do príncipe D. Pedro para Portugal.
1854 – Falecimento do maçom Almeida Garret, escritor e político português que utilizava o nome simbólico de Múcio Cevola, herói romano.
1863 – Saldanha Marinho funda o Grande Oriente do Brasil ao Vale dos Beneditinos.

Dia 10
1843 – Fundada a Grande Loja de Wisconsin, por três lojas maçônicas de Missouri e Illinois.
1854 – Fundado o Supremo Conselho Prince Hall para a maçonaria negra americana.


Dia 11
1743 - Fundada a Grande Loje Anglaise de France, mais tarde Grande Loja de França.
1781 – Nasce no Rio de Janeiro o Ir.'. Joaquim Gonçalves Ledo.
1784 - Wolfgang Amadeus Mozart, o genial compositor da Flauta Mágica, é iniciado na Loja Zur Wohltatigkeit, de Viena.
1857 - Fundada a Grande Loja da Argentina.

Dia 12
1781 - Nasce Joaquim Gonçalves Ledo, no Rio de Janeiro.
1787 - É fundada a Grande Loja da Carolina do Norte.
1949 - O médico e político Adhemar de Barros foi iniciado, elevado e exaltado na mesma sessão na Loja Guatimozin nº 66, pela Grande Loja Unida de São Paulo, quando era governador.

Dia 13
1797 - Nasce Christian Johann Heinrich Heine foi um poeta romântico alemão, conhecido como “o último dos românticos”, foi iniciado em Paris, na Loja Les Trinisophes.
1867 - Nasce Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior, jornalista gaúcho, fundador do Correio do Povo e membro da Loja Orientação, de Porto Alegre - RS.
1912 – Nasce no município de Exu - PE, o artista e maçom Luiz Gonzaga do Nascimento, uma curiosidade sobre o seu nome, recebe o nome de "Luiz", em homenagem a Santa Luzia, o "Gonzaga" foi por sugestão do vigário e "Nascimento" por ter sido em dezembro, mês de nascimento de Jesus Cristo.

Dia 14
1799 – Falece o presidente americano e maçom George Washington em sua casa, seu sepultamento ocorreu no dia 18, em sua propriedade de Mount Vernon, numa cerimônia fúnebre Maçônica, dirigida pelo Reverendo James Muir, capelão da “Loja Alexandria Nº 22″, e pelo Dr. Elisha C. Dick, Venerável Mestre da mesma Oficina.
1824 –Frei Caneca (Joaquim do Amor Divino Rabelo), maçom e religioso, líder da Confederação do Equador é condenado à morte.

Dia 15
1841 - Nasce na cidade de Desterro, atual Florianópolis, José Cândido de Lacerda Coutinho. Político, maçom e literato, tendo representado Santa Catarina na Câmara dos Deputados. Morreu no Rio de Janeiro, a 2 de novembro de 1900.
1821 - Fundado o Revérbero Constitucional Fluminense por Joaquim Gonçalves Ledo e Januário da Cunha Barbosa, o jornal de maior influência no movimento libertador.
1830 - Novo Código Penal Brasileiro alivia as pressões sobre as sociedades secretas, possibilitando o ressurgimento aberto da Maçonaria.

Dia 16
1786 - Fundada a Grande Loja da Geórgia – EUA.
1863 – Fundação do Grande Oriente do Vale dos Beneditinos, por sete lojas que retiram-se do GOB, instigadas por Saldanha Marinho.
1941 - George C. Marshall, soldado e estadista americano. Prêmio Nobel da Paz de 1953 por seu plano que recuperou a Europa arrasada pela guerra, é feito Maçom à vista.

Dia 17
1804 – Fundação da primeira loja maçônica em Cuba, a Loja “Le Temple dês Vertus Théologales”, em Havana.
1834 - A Orphan Lodge, primeira Loja Inglesa no Brasil e com sede no Rio de Janeiro, recebe o nº 616 no cadastro da Grande Loja Unida da Inglaterra.
1922 - Trotsky anuncia que a maçonaria "deveria ser varrida com uma vassoura de ferro"! Isto foi dito durante o 4º Congresso da Internacional em Moscou. “Os idiotas úteis das lojas tinham servido os intentos comunistas, e a 22ª condição seria aplicada em todo o lado sendo a maçonaria proibida na URSS e os maçons dos partidos comunistas teriam que largar o esquadro e compasso e substituí-los pela foicinha e pelo martelo”.

Dia 18
1786 - Fundada a Grande Loja de New Jersey, EUA. 
1843 - Fundada a Grande Loja de Wisconsin, EUA. 
1891- Ir.'. Marechal Deodoro da Fonseca renuncia ao Cargo de Grão-Mestre do GOB. Permanecendo apenas 2 (d0is) anos no Cargo. Em brevíssimas palavras escreve que desejava retirar-se da vida pública, portanto renunciava ao cargo, sendo substituído interinamente, pelo Grão-Mestre Adjunto, ministro Ir.'. Antônio Joaquim de Macedo Soares.
1912 - Fundada a Grande Loja das Filipinas.

Dia 19
1804 – Grande Oriente de França declara que utilizará todos os Ritos, desde que sejam regulares e condizentes com a Maçonaria.
1889 - Ir.'. Marechal Deodoro da Fonseca, Chefe do Governo Provisório, é eleito Grão-Mestre do GOB.

Dia 20
1767 – Fundada a Grande Loja de Perfeição de Albany, em Nova York, considerado o mais antigo corpo do Rito Escocês.
1837 – Fundada a Grande Loja do Texas, por três lojas da Louisiana.
1874 – Encerram-se definitivamente as atividades do Grande Oriente Brazileiro, conhecido como Grande Oriente do Passeio, nesta Potência Maçônica foram integrantes o Duque de Caxias e o Visconde do Rio Banco.

Dia 21
1882 – União entre o Grande Oriente Unido e o Grande Oriente do Brasil.
1912 – Realizado o tratado entre o Grande Oriente do Brasil e a Grande Loja Unida da Inglaterra, estabelecendo a criação do Grande Capitulo de York, fruto do texto deste tratado que foi redigido em Inglês e Português, que batizou-se erroneamente como Rito de York o Ritual de Emulação Inglês.
1914 – É reconhecido e incorporado aos ritos do Grande Oriente do Brasil, o Rito Brasileiro.
1926 – Nascimento do Ir.'. Jair Assis Ribeiro, Grão Mestre Geral do GOB no período de 1988 a 1993.

Dia 22
1753 – Considerado como o primeiro registro conhecido da colação do Grau de Maçom do Real Arco, em Fredericksburg, Virginia, EUA.
1891 – É fundada a primeira Loja do Rito de York sob a égide do Grande Oriente do Brasil, a Eureka Lodge nº 440, na cidade do Rio de Janeiro.
1902 – Assinado por Quintino Bocayúva, Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, Decreto onde proibia  que Lojas da jurisdição adotassem nomes de pessoas vivas ou vultos históricos com menos de 10 anos de falecimento.
1922 - Mário Behring, Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, cria um imposto pelo Decreto nº 764, a ser cobrado de todos os Maçons, denominado taxa de captação ou, simplesmente, capitação.

Dia 23
1783 - Ir.'. George Washington renuncia ao cargo de comandante-em-chefe do Exército Continental do estado de Maryland em Annapolis, EUA.
1824 – Condenado à morte o maçom Joaquim do Amor Divino Rabelo (Frei Caneca), por apoiar a Revolução Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador em 1824. Julgado, foi condenado à forca, mas os carrascos escolhidos se recusaram a enforcar o religioso. A solução foi alterar a sentença. Um pelotão foi formado e sem formalidades, Frei Caneca foi fuzilado e seu corpo foi colocado em um caixão e deixado na porta do Convento dos Carmelitas.
1914 – O Rito Brasileiro é legalizado no Grande Oriente do Brasil pelo Decreto nº 500.

Dia 24
1736 – Fundada a Grande Loja de França, tendo como seu primeiro Grão Mestre o Lord Derwentwater.
1790 – Iniciação de Thomas Smith Webb na Loja Rising Sun em New Hampshire. Sua atuação maçônica ficou marcada como o organizador dos rituais York (simbólico) e o Real Arco americano.
1791 – É constituído o Rito Francês ou Moderno em Paris, inicialmente com três graus.

Dia 25
1756 – Fundado o Grande Oriente dos Países Baixos.
1761 – Fundada a Grande Loja da Suécia, utilizava o Rito Escandinavo.
1831 – Fundada em Porto Alegre, no Rito Francês, a Loja Philantropia e Liberdade.

Dia 26
1864 – Falecimento de Bento da Silva Lisboa, Barão de Cayru, Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, sendo substituído pelo seu Grão-Mestre Adjunto, Joaquim Marcelino de Brito.
1849 - A antiga Maçonaria do Sul passa a Confederação Maçônica Portuguesa (CMP), tendo como Grão Mestre João Gualberto de Pina Cabral.
1941 – O maçom Winston Churchill é nomeado primeiro ministro britânico.

Dia 27
1783 – Fundada a Grande Loja da Carolina do Sul, EUA.
1813 – União das duas Grandes Lojas Inglesas, Antigos e Modernos, dando origem a Grande Loja Unida da Inglaterra.
1813 – Fundada a Grande Loja do Tennessee, EUA.
1989 – Reerguida as colunas da Grande Loja Simbólica da Hungria, fundada em 1886 e proibida nos períodos do nazismo, fascismo e comunismo.

Dia 28
1598 – Assinatura do primeiro Estatuto de Schaw, regulamentando a maçonaria operativa escocesa.
1813 – Nasce o maçom Irineu Evangelista de Souza, Visconde de Mauá. Patrono do Ministério dos Transportes.

Dia 29
1809 - Nasce o maçom e General americano Albert Pike, Soberano Grande Comendador de 1859 a 1891. À ele é devida a reorganização de todos os rituais do Rito Escocês Antigo e Aceito, do 4º ao 33º.
1821 – O maçom Gonçalves Ledo e Clemente Pereira entregam ao Príncipe D. Pedro um manifesto, com mais de 8.000 assinaturas, que resultaria no Fico.
1855 – Fundada em Joinville-SC, a Loja Maçônica “Zur Deutschen Freundschaft” (Amizade Alemã), trabalhava no idioma alemão.

Dia 30
1835 - Circula o último número da Aurora Fluminense, Jornal do maçom Evaristo da Veiga.
1837 -Fundada a Grande Loja do Texas, EUA.
1865 – Nasce o maçom inglês Rudyard Kipling, poeta e escritor, recebe aos 42 anos o Prêmio Nobel de Literatura, sendo o primeiro autor de língua inglesa a receber esse prêmio e, até hoje, o mais jovem a recebê-lo.

Dia 31
1504 – Fundação da capela onde funcionou a Lodge of Edinburgh n°13 e dedicada à Virgem Maria por Elizabeth, condessa de Ross. Carta confirmada pelo rei James IV em 01 de janeiro de 1505. A capela foi demolida em 1787.
1900 - O Decreto Nr 179 do Grande Oriente do Brasil faculta a instalação de Grandes Orientes Estaduais.
1913 – O maçom e senador Ruy Barbosa retira sua candidatura à presidência do Brasil.